Os Jogos de Paris 2024 serão realizados em um cenário excepcional, no coração de Paris, para um evento aguardado pela França há um século. Para esta ocasião histórica, Paris 2024 fez uma escolha inovadora ao situar diversos locais dos Jogos ao lado dos mais belos monumentos da capital. Essas instalações esportivas na cidade requerem desenvolvimentos temporários que serão implementados antes e depois do período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
LOCAIS TEMPORÁRIOS NO CORAÇÃO DE PARIS
Durante os Jogos Olímpicos, sete pontos emblemáticos no coração de Paris receberão eventos emocionantes: o Trocadéro, a Torre Eiffel, o Champ-de-Mars, a Esplanade des Invalides, a Pont Alexandre III, a Place de la Concorde e a Place da Câmara Municipal. Para a Cerimônia de Abertura Olímpica, arquibancadas serão montadas ao longo do Sena, oferecendo vistas deslumbrantes.
Durante os Jogos Paraolímpicos, cinco desses locais serão novamente palco de competições inclusivas: a Torre Eiffel, o Champ-de-Mars, a Esplanade des Invalides, a Pont Alexandre III e a Place de la Concorde.
Além disso, diversas provas emocionantes ocorrerão fora dos estádios, como a Maratona, Paramaratona, Maratona para Todos, Ciclismo, Paraciclismo em Seine-Saint-Denis, Triatlo e Paratriatlo. Os Revezamentos da Tocha Olímpica e Paraolímpica também proporcionarão uma experiência única, aproximando os Jogos dos lares dos espectadores, com os mais belos locais da Île-de-France como cenário de fundo. MONTAGEM E DESMONTAGEM POR ZONAS
Zona Concorde
Março: Início da montagem pela zona leste da praça (já ocupada pela Rugby Village e não liberada ao trânsito desde então)
Março – 1º de junho: Extensão gradual do canteiro de obras em toda a Place de la Concorde
De 29 de agosto a outubro: Liberação gradual do direito de passagem na Place de la Concorde, incluindo reabertura parcial ao tráfego a partir do início de setembro
Zone Trocadéro – Eiffel – Champ-de-Mars
Março: Início da montagem do Estádio da Torre Eiffel pela Place Jacques Rueff
Março-julho: Extensão gradual do canteiro de obras ao longo dos jardins Champ-de-Mars e Trocadéro, na parte sul da Place du Trocadéro, bem como na Avenue des Nations Unis e na Pont d'Iéna
Setembro-Outubro : Liberação gradual da faixa de domínio, incluindo liberação da maioria dos jardins em meados de setembro
Zone Grand Palais – Pont Alexandre III – Invalides
Meados de abril: Início da montagem nos gramados sudeste da Place des Invalides
Meados de abril – meados de junho: Extensão gradual do canteiro de obras por todo o gramado dos Invalides e Avenida du Maréchal Gallieni; encerramento do Cours la Reine entre as pontes Alexandre III e Invalides a partir de 26 de abril e ocupação da ponte Alexandre III e dos cais baixos próximos a partir de 17 de maio
Setembro a final de outubro: Liberação gradual da faixa de domínio
Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Início de junho: Início da montagem nas plataformas inferiores
Início de julho: início da montagem nas pontes
Agosto: Liberação gradual de pontes (exceto Alexandre III) e cais baixos
CALENDÁRIO DE MONTAGEM POR MÊS
Março de 2024: A primeira fase de montagem terá início neste mês.
- Instalação das primeiras infraestruturas ocupando 10% do Champ-de-Mars e 20% da Place du Trocadéro.
- Início da montagem da Place de la Concorde, que permaneceu fechada ao trânsito desde a Copa do Mundo de Rugby.
Abril de 2024: A montagem dos locais Pont Alexandre III, Grand Palais e Esplanade des Invalides terá início neste mês.
Final de abril – maio de 2024: A Avenue du Maréchal Gallieni, a Pont Alexandre III e o Cours la Reine entre as pontes Alexandre III e Invalides serão fechados ao trânsito.
Junho de 2024: As operações de montagem continuarão neste mês, levando ao fechamento total da Place de la Concorde e ao início da montagem no cais baixo entre as pontes Austerlitz e Iéna.
Julho de 2024: Durante este mês, as operações finais serão realizadas, principalmente nas pontes utilizadas para a Cerimônia de Abertura Olímpica.
CALENDÁRIO DE DESMONTAGEM
O calendário para a retirada das estruturas está sendo coordenado com o Estado e a Câmara Municipal de Paris, visando a liberação rápida dos espaços. A desmontagem terá início após o término das últimas competições em cada local e será concluída, no máximo, até o final de outubro de 2024, com a total liberação do espaço público.
Tem alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários! Aproveita para seguir nas redes @samantabaroni
Comments